terça-feira, novembro 07, 2006

A perda da Fé


Antes de mais acho que devo mencionar o que é a Fé.
Fé é o acreditar incondicional em algo do qual não temos quaisquer provas da sua existência.

A perda da Fé é uma das coisas mais comum hoje em dia. E quando digo perda de Fé não falo apenas de deixar deacreditar em Deus mas em deixar de acreditar, seja no que for. Desde acreditar que um amigo ou amigo vai cumprir o que promete, a acreditar que alguem vai conseguir sobreviver a uma doença.
A sociedade de hoje é céptica em relação a tudo ( hoje em dia tambem existe mais mentira ). Vivemos no mundo da tecnologia e da ciência."A razão explica tudo...", de maneiras que ter Fé é lago que considerado pelas pessoas do nosso tempo é digno de um analfabeto.
A ingenuídade é vista pelo nosso mundo como um defeito muito grande. Costumamos olhar para uma pessoa ingénua e gozá-la, afirmando que ela se deixa enganar, que ela acredita em tudo no que lhe dizem ( acreditar em tudo o que nso dizem tambem é mau), chamamos-lhe burros e afins, mas se analisarmos esses ditos ingénuos notamos qualidades que são raríssimas entre as pessoas de hoje em dia, normalmente quando alguém é ingénuo não mente, vive pela verdade, no fundo é bem mais puro de espírito do que quem não possui ingenuidade. É claro que não devemos acreditar em tudo o que nos dizem, mas deviamos adquirar como característica a verdade e a pureza de alma.

Com a perda da Fé, ou melhor do acto de acreditar, vem a perda da esperança.
E isto de perder a esperança não algo que se deva encarar com ânimo leve, pois ela é o motor de muitas das nossas decisões.
A antiga expressão " A esperança é ultima a morrer." está a entrar em desuso.
Num mundo em que cada vez existem mais cépticos tudo o que não tem provas deixa de ser plausível, dando origem à falta de valores.

Ao não haver um acreditar que se deve fazer o mais correcto, um acreditar que se deve praticar o bem, vai-se cair numa sociedade anárquica e sem valores.

Hoje não escrevi lá muita coisa mas espero que tenha tido algum impacto. E tambem já digo que vou escrever mais sobre este tema.

Espero que tenham tido uma boa leitura e não se esqueçam de deixar a vossa opinião.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bom, continua assim pk vais fazer um xelent blog.
n e komo akelas tretas k eu eskrebo
mx prontx
e um assunto k todos devemos ponderar
e um assunto muito vasto mas k s for bem pensado afecta-nos a todos
pk sem um esperança k seja n konseguimos nada
pk motivaçao derivada esperança
e a motivaçao da força
enfim
isto e so um koment n e nenhum discurso etico
-embora seja dificil mater isso em mente lol-

bem fika bem
abraço
valdas

11:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu vou para já dizer que a esperança não está a ser perdida por ninguém. O que gera os sentimentos geralmente? É o raciocínio, a lógica? A amizade é esperar de alguém a compreensão. A ansiedade é esperar por algum momento. O nervosismo vem de uma espera constante pelo inesperado. Até a própria adernalina que se forma é uma espera ao que vem a seguir. Nós esperamos sempre algo de alguém, até de nós próprios. A espera é esperança. Mesmo que seja impossível, há sempre esperança.
A resposta para que haja menos esperança, ou seja, uma redução dela, é que o negativismo suscita em todos, porque os desastres, as catástrofes, os roubos, a desconfiança são mais frequentes e exigem a alguém que nunca espere por algum acontecimento, porque acontecerá sempre o inesperado. Esse negativismo é que faz as pessoas perder a fé por algo, perder a esperança pela verdade. Esse negativismo é que nos faz pensar que todos cometemos o mesmo erro, e nos faz desconfiar, nos faz desistir de lutar. É com ele que nós deixamos muitas vezes a vida, porque sabemos que cada vez é mais dificil saber algo novo, pois a informação corre a uma velocidade tremenda hoje em dia.
São mais frequentes as mensagens de "Não deixes de lutar." ou "Na vida não há vencedores.", mas são as nossas vitórias, a nosso mérito, que nos fazem lutar. Antigamente, era preciso muito esforço. Estes tempos, contentamo-nos com pouco, e as vitórias ousam em fazer-nos pensar que chegou ao fim a luta. Mas não, vitória segue-se de vitória, baseada na experiência. Sim, porque acho que a competitividade destes tempos é tanta que nós não nos apercebemos quem está a enriquecer com esta experiência: nós.

Obrigada por me teres dado em que pensar :P Até qualquer dia *

2:42 da tarde  
Blogger Catarina said...

A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.
(Georges Bernanos)

As pessoas de hj em dia estão sem paciencia pa acerditarem k há esperança!

Bjnhs***

Gostei=)

7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu hoje só consigo dizer "1 2 3 cha cha cha 1 2 cha cha cha base cha cha cha base cha cha cha grande cha cha cha grande cha cha cha" ou se preferires "base diagonal base parede lento e lento e rapido rapido lento e lento e rapido base diagonal canto" ou ainda melhor "base 2 3 4 direita 2 3 4 base GIRO!!!" o Tiago adora o giro! :P

bem... epá estou mesmo bloqueada, depois deste grande texto de "margarida" e da frase do Sr. Bernanos acho que tudo o que eu disse vai soar muito estranho.

Só sei que ultimamente tenho ouvido falar muito em esperança no futuro, um Portugal com um futuro bom, etc etc..

A esperança não se tem, ganha-se: ao trabalhares, tens esperança que o resultado seja bom; ao estudares, tens esperança que a nota do exame seja boa; ao treinares, tens esperança que o espectáculo corra bem. Ao amares, tens esperança de ser amado; ao confiares, tens esperança em ser compreendido. "Faz aos outros aquilo que gostarias que fizessem a ti"

**:)

7:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para quem não sabe sou o dono deste blog.

Queria dizer que estou em total desacordo com o segundo comment pois alem de o meu texto falar pouco acerca da esperança ( logo n devia ser o tema principal do comment )
E a esperança é uma qualidade que está a ser perdida e ponto final.

8:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mai nd... A fé é mesmo importante hoje em dia. E quem tem fé não deve ser vista como um ser ingénuo... Continua assim, pk isto e mesmo importante para todo o pessoal... Talvez Deus não exista, mas enquanto acreditarmos Nele, somos felizes!

fica bem
um abraço do teu brother na fé
LOL
marlon

10:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pa... eu compreendo mas a resposta para o teu problema é muito fácil...


fuma um canhão...


não agora assério curti muito e tas a levantar questºoes e problemas muito pertinentes continua [[[]]]

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fé - crença absoluta na existência de um certo facto; convicção intima; fidelidade à palavra dada; lealdade; primeira das virtudes teologais; graças à qual acreditamos nas verdades reveladas por Deus; crédito; confiança; prova; religião; adesão aos dogmas de uma doutrina religiosa considerada revelada.

Esperança - confiança na aquisição de um bem que se deseja; virtude teologal que inclina a vontade a confiar na bondade e omnipotência divinas, e a esperar na vida eterna pelos méritos de Cristo; expectativa.

In Dicionário da Língual Portuguesa, Porto Editora.


Precisas de mais provas? (:

12:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Beeeem, venho dizer que concordo plenamente com a margarida (desculpa, tiago!:P n m odeies.lol).Excelente deliberação, não tenho nada a acrescentar ao que redigis-te, sou apenas coagida a fazer um pequeno comentário concernente á última parte: "acho que a competitividade destes tempos é tanta que nós não nos apercebemos quem está a enriquecer com esta experiência: nós." pois bem...depende. lol A competitividade preconiza MUITAS (e decerto estás ciente disso) coisas menos positivas, desde egoísmo, inveja, desejo, ainda que inconsciênte ou consciênte mas sigiloso, de ver o outro falhar para conseguirmos o que pretendemos... e isso é, irrefutávelmente, pejorativo às relações humanas, que são o pilar da nossa existência e sanidade mental e fisíca. E também suscita a desconfiança que referes "será que ele me tá a ajudar para me ver cair, para conseguir o que tanto quer e sair vitorioso" nesta coisa positiva a que chamas competitividade. Embora também nos faça crescer... mas não a nível relacional, mas sim a nível, talvez, intelectual etc.Devemos ser a mão amiga do conhecido e do desconhecido, e não pretender vê-lo falhar para nossa conquista. Fé... ter fé no outro, em nós, em todos. E a Esperançá é, efectivamente, "a última a morrer"!
bem, de qualquer das maneiras, parabéns, tiago, pelo artigo.:) Beijinhos

9:33 da tarde  
Blogger Palico said...

A vida escolhe poucos para ser feliz!vivemos cartas marcadas, vivemos a vida toda esperando qua um dia sera melhor!quando nos damos conta a vida psssou!aceitamos tudo no futuro porque estamos velhos com outra visão da vida já aceitamos toda nossa frustração nada deu certo ao longo da vida sendo assim forças superiores ganharam tempo e a vida passou !

12:57 da manhã  
Blogger Unknown said...

Texto muito bom.
Obrigada por compartilhar.

11:06 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

11:06 da tarde  
Blogger Deise said...

Bom texto. Pena nao ser revisto antes do Post. Muitos erros de Portugues nos faz perder o foco na leitura.

12:34 da tarde  
Blogger Deise said...

Bom texto. Pena nao ser revisto antes do Post. Muitos erros de Portugues nos faz perder o foco na leitura.

12:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home