segunda-feira, novembro 06, 2006

Civilization vs Nature


Aqui está uma batalha que bem merece umas tréguas.
Desde que a civilização como a conhecemos apareceu( que vive à custa de guerras e desejo de poder ) ,o homem está numa constante luta com a natureza, luta essa que será a destruição da humanidade.
A cada dia que passa existem menos árvores e mais prédios, menos plantas e mais carros.
O Homem perdeu o respeito pela mãe natureza, julga-se o centro de tudo e já não mede as suas acções. As paisagens belas e paradisiacas da natureza estão a ser substituídas por estruturas de betão, o verde está a ar lugar ao cinzento.
Resumidamente a humanidade está em declinio ( este vai ser o tema fulcral deste blog )


O homem devia viver em harmonia com a natureza, como viveu até há muito tempo atrás. O Homem julga-se superior aos indios da Amazónio, ás tribos africanas e aos povos nómadas do interior asiático. Aonde foram buscar esse sentido de superioridade?

Ao facto desses povos não andar de carro?
Ao facto de não possuirem telemóveis?
Ao facto de não se vestirem como eles?
Ao facto de não poluirem e destruirem o planeta?
Ao facto de não ser "civilizados"?
...

A meu ver a mais valia destes povos é não serem civilizados.
Pois se ser civilizado é ser como a nossa sociedade então nao o ser é um elogio.
Se alguem resolver sair da sua esfera e olhar bem para ela e para o mundo em redor veria bem em que é que nos tornarmos.
Uma sociedade sedenta de poder e de luxo que nada mais faz do que destruir o mundo em que vive. Eu oiço o meu contar de quando ia com os amigos nadar para os rios, mas nem eu nem a geração de agora pode fazê-lo pois os rios estao todos poluídos.

A industrialização que do ponto de vista económico é milagre, do ponto de vista humano e ecológico é o total degredo.
A nossa civilização está a chegar a um beco sem saída, cada vez existem mais plásticos ,mais poluição e vai chegar a uma altura em que a mãe Terra já não aguenta.

Dentro deste tema (embora não tenha muito a ver) acho que devo falar da tecnologia e do seu uso, embora não aprofundado.
Os defensores das inovações tecnológicas dizem que estes trazem benefícios para o ser humano (algumas até trazem , mas são poucas), quando servem apenas para aumentar a molenguice e a preguiça do ser humano. Por exemplo o cortador de relva eléctrico não trouxe a possibilidade de cortar relva mas sim de o fazer quase sem trabalho, a calculadora não trouxe a possibilidade de fazer contas mas sim a possibilidade de as fazer sem termos de pensar, e isto são apenas alguns exemplos.
A tecnologia é boa só e só se for usada da maneira correcta.

Voltando ao tema inicial e à dita "batalha" devo lembrar que o Homem já abusou de mais da Natureza, ela deu-lhe comida, abrigo e remédios, mas o Homem com toda a sua maldade foi esburacá-la e adulterá-la fazendo dela o que ela é hoje.

Pois agora vai haver a vingança. Devido á poluição os animais vão desaparecer, a comida escaceará, devido ao acontecimento global cheias, mortes e talvez até uma nova era glaciar irão cobrir a terra.

O Homem até agora pensou que sairia deste crime sem ser descoberto... enfim.
Veremos qual vais er o veredicto da nossa amiga Natureza.

Espero que tenham tido uma boa leitua e reflictam sobre o que escrevi e comentem.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sim senhor...
tas a fazer um blog excelente...
continua
btw... s kiseres mais imgms avisa
ou entao ao marlon
whatever
-sem jeito pa coments-
tenhu d t mostrar o k e o roleplay
e essas conversas d etnias sao fixs kontinua kom isso tbm

fika bem
valdas

ps: ve s no sab pods vir

11:17 da tarde  
Blogger Catarina said...

Segundo os cientistas só temos 10 anos pa evitar uma grande catástrofe, capz de destruir a nossa Terra! E já começam a existir provas de tal facto, cada vez há mais cheias, secas, grandes vagas de calor, degelo dos calotes polares.

Temos de tomar uma mudança radical no uso dos recursos, e acima de tudo, é necessário que os políticos revejam as suas escolhas!

Eu acredito, sou mt optimista:P, que ainda estamos a tempo de salvar a nossa reliquia. Para isso temos de incorporar práticas simples no nosso dia-a-dia. Como por exemplo, reciclar, plantar arvores, regular os termóstatos, rduzir o consumo de água quente, usar mais os tranportes públicos, apostar nas energias limpas!

Precisamos agir, o aquecimento global não espera por nós:(!

Bjnhs***

Grd tema a debater e texto mt bem conseguido!

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

este é realmente um post dificil de comentar..

bem, estou a ver que o blog vai ser muito pessimista, baseando-me naquilo que tu disseste quanto ao tema fulcral (é assim?) do blog.. o que é muito mau porque para pessimista já basto eu e se ainda venho a net ler blogs pessimistas a minha situação apenas se deteriorará.. começa a ler Pessoa e Camões que eles são muito optimistas e acreditam que Portugal há-de mudar.. se Portugal muda, o Mundo tb muda, portanto.. agora Novembro até é mês xunga e devem vir umas manhãs de nevoeiro, pode ser que apareça ai o Sebastião (se me aparecesse um Sebastião n me importava nada...)

Bem, nao sei se já percebeste que eu nao disse nada relativamente ao que escreveste, isto porque eu n tou inspirada e já ocupei muito (imagina se estivesse inspirada!). Mas como eu e a MªHelena hoje filosofámos na aula de português: "Há que ter esperança.. Pois, mas esperança não é nada se nós não formos essa esperança... Children are the future! Ok, nos ja nao somos children mas somos teens, o que as vezes é bastante parecido.. Força e Coragem e Luta!"

LOL

e eu sou fixe! :D *

11:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hhhmmm..
mt bem..mt bem..

ta mmo giro..
e um blog diferente.=Pp
ooh tiago..eu qeria fazer alto coment mas n tou mt inspirada..
ainda se te conhecesse melhor..=)
pa proxima eu faço te um mmo altamnt!..tens eq me avisar qe eu ando meia esqecida ultimamnt..
bjinhoo**

9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É difícil acrescentar alguma coisa ao que já disseste. Bom texto e, acima de tudo, o que está escrito não foge à verdade... Temos mesmo que fazer alguma coisa, ou vamos em direcção do nosso apocalipse, a um novo tipo de armageddon...
E, falando nisso, pode ser que a Natureza nos queira dar um golpe de misericórdia - se for verdade que temos um asteróide em rota de colisão com a Terra pa 2013...

Este tema é bastante oportuno pa s debater... Boa escolha! Ah, e continua, tás a postar cenas espectaculares.

Um abraço
Marlon

11:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home