terça-feira, outubro 31, 2006

O que é preciso para ser feliz?


O que é preciso para ser feliz?
No mundo de hoje em dia perdeu-se o significado da "felicidade".
"Felicidade" é ter muito dinheiro.
"Felicidade" é possuir um telemóvel topo de gama.
"Felicidade" é vestir as calças mais caras e na moda.
"Felicidade" é ter um computador último modelo.
"Felicidade" é ter um mp3.
"Felicidade" é ser fixe.
"Felicidade" é fazer o que nos apetece.
"Felicidade" é ser o centro de tudo.
"Felicidade" é ter um carrão.
"Felicidade" é ter uma casa enorme.
"Felicidade" é ter tudo melhor que o do vizinho.
...

A civilização perdeu a noção do que é ser feliz. Vivemos num mundo de materialismo em que os verdadeiros valores se esvanecem das mentes de todas as pessoas.
Mas o que mais se deve realçar, é que afinal já ninguem é verdadeiramente feliz. Desde o início do século foram milhares os inventos que supostamente deviam ajudar e trazer felicidade às pessoas. Entre eles o rádio, a televisão, o computador, os leitores de música portáteis, as aparelhagens, ...
Mas todos eles, estragaram a verdadeira felicidade. A única coisa que fizeram foi afastar a família e espalhar o desejo de materialismo.
Antigamente dormia-se tranquilamente, enquanto que hoje existe o receio dos roubos. Qual o porquê do aumento dos roubos? O desejo de materialismo. Com isto não digo que antes não existia roubos, apenas que eles aumentaram.
O ser humano como nós o conhecemos hoje já vive há dezenas de milhares de anos. Será que só agora é que é feliz? Será que no período clássico não era feliz? Será que no renascimento nao era feliz?


Com isto apenas quero dizer que a verdadeira felicidade não advém do materialismo mas do coração, ou seja, se alguem tem um carro melhor que o nosso não deveria ser por isso que seríamos menos felizes.


O mundo de hoje só pensa em dinheiro e baseia-se nisso, quando se devia basear em viver honestamente e alegremente.
Aliás a prova de que a felicidade não depende do materialismo está numa sondagem que efectuaram no E.U.A. nos anos 50 e há relativamente pouco tempo. Nessa sondagem é perguntado ao povo americano se ele se sentia feliz e contente. As respostas foram as mesmas nos dias de hoje e há 50 anos atrás, apesar da vida material ter mais que triplicado.

Conclusão: O mundo de hoje está ludibriado em relação ao conceito de felicidade e devia começar a orientar-se para o caminho certo.

Peço que quem leia isto reflicta um pouco acerca do que escrevi.

Espero que tenham tido uma boa leitura.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem...
isto de ser o primeiro a comentar o blog do sôtor Soares de Almeida não é fácil...
é verdade o que dizes: a felicidade não vem só dos bens materiais.ajuda, mas não é tudo..
continua a escrever.
abraço

P.S. ainda andas a escrever o teu livro?

6:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, sim... tambem ja vi o teu mp3! Diz me la q nao gostavas de ter grande casa, assim, com...: piscina, Corte de tenis (PARA MIM), essas coisas!! Mas sim! tens razao... o ser humano e DEVERAS materialista, (so a tentar usar palavras caras, como tu usas). Bem.... nada a dizer, ja diseste tudo. Beijinhos!

9:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

escrever um livro, oh tiago? essa nao conhecia:P

pois é vdd.. n sei mt bem o q dizer, mas pronto..:P

é tempo de mudar, mas já é tempo de mudar há quanto tempo? :P muito se diz, muito se escreve, mas as acções nao sao valorizadas.. e ja "condenei" mais as pessoas q desistem de lutar por estes valores.. é que realmente n vale a pena, a cabecinha das pessoas já está de tal maneira q n entra la mais nada dentro..

:P
**

9:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu concordo ctg! Um carro fixe ou um telemovel top de gama podem nos fazer felizes, mas essa felicidade dura pouco tempo..No momento a seguir o carro q temos ja nao eh considerado fixe e já ha mlhores tlmoveis q o nosso! Há tantas coisas mto mais importantes.. :)

Fica bem * bjinhos

10:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tá mto bem, sim senhor (porque me enganei x'DD) ^_^ nada comparado ao q eu escrevo.. -_-
*mata-se*
Muito verdade, bastante até, porque antigamente para se ser feliz era partilhar momentos com família e amigos...
Hoje em dia é ter uma mansão com piscina. x_x Meu deus...
Mas nem tudo são rosas com espinhos, por vezes há a parte boa.

Parabéns ** Té qualquer dia professor guitarrista ^^

10:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois e tal
komeças bem
*mata-se*
um texto sobre felicidade...
pois eu pergunto: devemos busca-la ou fazer a dos outros?
e tal
eticamente
coiso
fika bem
abraço

ps da um esforço

11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OLAAAAAAAA!!! Tás bom e tal?loOL :P
Reclamo desde já que só me foi dado a conhecer este site depois de uma data de pessoas, de maneira que devia reivindicar e não postar cá nada, mas pronto, eu hoje estou.me a sentir particularmente indulgente, e vou abrir uma excepção!:P
Bem, quero saber essa história toda do livro, já se está mesmo a ver! Pois! Como sempre, sou sempre a última a saber -quando sei- das novidades inerentes à tua pessoa:P
Poooois, essa questão da felicidade é mt badalada, é, aliás, a basilar questão cuja resposta é tão volátil quanto individual. Mas pronto, tens aí a tua opinião (mt bem redigida, diga-se, e tens todo o direito à mesmo. Mas mesmo por achar que a felicidade se refere a um individualismo sou coagida a manifestar.te que julgo que uma pessoa pode realmente ser simplesmente feliz com o materialismo, pois há pessoas, quer por instrução aquando do seu desenvolvimento, quer por opção própria, que cuidam que os bens materiais são tudo -espelhando-se aqui o seu egocêntrismo e muito provavelmente uma carência de veia humanistica- , e sentem-se efectivamente felizes no mundo em que vivem, rejeitando qualquer outra necessidade para uma felicidade que, ainda que não o seja, o é. Todavia essa é a tua opinião, e tem de ser respeitada, e há muitas pessoas que concordam, como decerto haverá aquelas que discordam (nem que seja só eu, para chatear!loOOL)
Beeeeem, já não te deve tar a apetecer lêr mais nada, já deves tar a cogitar em apagar o meu comment, portanto vou tar calada:P
Beijinhooooooos e também quero um corte de ténis pa mim:P loOOL to a brincar:P

10:26 da tarde  
Blogger Catarina said...

De que vale ter uma vida profissional e monetária excelente, se o nosso coração está vazio?

Aqueles que pouco têm são os k provavelmente são mais felizes, porque a sua riqueza é natural e bonita!

Hoje em dia a Felicidade verdadeira pertence somente às crianchinhas, k tu tanto adoras.

Bjnh***

9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem concordo plenamente. vivemos numa sociedade capitalista e tudo que seja relacionado com os movimentos de dinheiro ira sempre ser projectado como um meio de alcançar a felicidade, enquanto a mentalidade da nossa sociedade nao mudar. o primeiro passo é realmente começar a chamar a atençao para que todos nós nos apercebamos que estamos a ser influenciados e que o dinheiro nao é definitivamente o meio unico para atingirmos a nossa felicidade. bjitos

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá Tiaguinho!!
oh pa pediste'me pa cumentar, mas eu não tenho jeitinho nenhum pa isto. . .
é verdade mts de nós pensamos q a felicidade é materealista...
__________________________________

sabes,, adorei conhecer'te!!
lembras'te como nos conhece'mos?
foi um poukinho esqesito. . .
nunca imaginei cunhecer um rapaz mais velho do que eu num passeio de escola do meu ano, e muito menos conhecer'te como te conheci. . . com aqela cena dos brços =p . . .
ah e aquela fotita q tu tiras'te ficou excelente, mas po distraxão minha apaguei'a. gostei tanto das nossas conversinhas, fizeste'me sentir bem e á vontade, afinal tinha te acabado de conhecer...
tenho saudades sabias?
eu sei q não foi á mt tempo, mas parexe q já te conhexo á uma eternidade.
és um menino 5* ou melhor 6*...
fiquei fascinada com a tua maneira de ser, se foxe outro gajo qualquer algum dia tinha posto conversa comigo?ou até com as minhas colegas?
. . .

amei conhecer'te


um beijinho dos ganditos pa ti, menino 6*

10:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

felicidade e' tar bem perto d ti.. =)*

8:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim senhor, aqui o Almeida tem reflexões mesmo profundas... a felicidade é uma mistura de tantas coisas que se torna às vezes difícil escrever sobre ela... Mas tu esmeraste-te. O materialismo contido é saudável, mas em excesso pode ser muito prejudicial à felicidade pura.
E tens razão quando dizes que hoje sentimos orgulho no nosso "carrão" e no nosso "telelé", mas lá no fundo, sabemos que não somos felizes. Quando gabamos o que temos, sentimos um vazio muito grande por essa lista não incluir uma simples palavra, uma palavra que, sozinha, faz tremer o mundo, uma palavra que faz toda a diferença:
-*Felicidade*

Continua assim, porque o teu blog tá mesmo altamente...

As despedidas, para variar, são só "Até à vista"... LOL

PS- mostra este blog ao butterfly, ele era capaz de gostar
LOL

11:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

parabéns tens a quem sair.continua

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordamos plenamente com tudo quanto escreveste . Parabéns ! És o orgulho dos teus avós !
Camilo, Rosa Branca , Faustino e Dila .

8:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hello daki fala o Paxe, curioso DEVERAS :p este teu blogue, nenhuma mentira é dita neste espaço, por isso, é que o apreciei bastante. Espero que continues a escrever mais aqui até pk eu começarei a vir visitar este cantinho de vez em kuando e é sempre uma ajuda pra minha mente, pra todas alias!
Desperta-nos!
visita o meu blogue www.chamamentos.blogspot.com e diz o k axas abraço

8:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho q pra ser feliz se precisa de
amor carinho e não dinheiro carrão

a felicidade é o começo de um sonho q não tem fim...o infinito de alegria q não acaba a felicidade éo amor da pessoa amada..

Ser feliz éoq importa

ontem eu fiquei tão triste pq ouvi de alguem q me falou q anum acreditava mais em felicidade
mais acho q essa pessoa ainda não viu a felicidade ao seu lado,espero q um dia essa pessoa possa acreditarna felicidade.

4:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home